segunda-feira, 19 de abril de 2010

Data de Vacinação dos idosos mudam em 3 regiões

O calendário de vacinação de idosos contra a gripe comum foi alterado nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Aqueles com mais de 60 anos residentes nessas regiões deverão procurar postos no período entre 8 e 21 de maio. No calendário original, a vacina seria dada entre 24 de abril e 7 de maio - junto com a vacina contra gripe suína. A mudança foi provocada por um atraso na entrega do produto, fabricado pelo Instituto Butantã. Dos 18 milhões de doses acordados, o instituto conseguiu entregar até semana passada apenas 6,2 milhões. O Ministério da Saúde não informou qual a razão do atraso na entrega.
Idosos que vivem nas regiões Sul e Norte devem obedecer o calendário original. A partir de sábado, podem procurar postos de saúde para se vacinar tanto contra a gripe comum quanto contra a gripe suína. De acordo com o ministério, as vacinas distribuídas até o momento são suficientes para atender a procura nas duas regiões. No Norte, 100% das doses da vacina contra a gripe comum já foram entregues às Secretarias Estaduais de Saúde.
Já nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, as pessoas portadoras de doença crônica e na faixa etária acima de 60 anos poderão fazer duas opções. Vacinar-se primeiro contra a gripe suína - entre os dias 24 de abril e 7 de maio - e voltar aos postos a partir do dia 8 ou, se preferirem, podem esperar até dia 8 de maio, quando poderão tomar as duas vacinas de uma única vez.
Até agora, foram vacinadas contra a gripe suína 28,3 milhões de pessoas. Entre profissionais de saúde e crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, a meta de imunização já foi atingida. "Mas estamos preocupados com demais grupos: gestantes, portadores de doenças crônicas e adultos jovens entre 20 e 29 anos", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna.
Balanço mais recente mostra que a cobertura entre gestantes é de 54% e entre doentes crônicos, de 56,2%. Ano passado, 75% das pessoas que morreram por causa da gripe suína tinham doenças crônicas. Entre gestantes, a mortalidade foi 50% maior do que entre a população em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem !!!