segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ceará lidera ranking de fraudes pela internet

O Ceará é o Estado brasileiro com o maior número de fraudes em compras no comércio eletrônico nacional, envolvendo a modalidade de pagamento com cartão de crédito. De cada 100 compras em lojas virtuais feitas por consumidores que indicam um endereço de entrega no Ceará, oito são apontadas como fraude ou tentativa de fraude, segundo avaliação da empresa ClearSale, que oferece aos lojistas um sistema de autenticação de compras na internet.
 
No ranking da ClearSale, a incidência de fraudes nas tentativas de compras online no Ceará supera a de outras unidades da Federação que também têm alto índice: Bahia (7%), Maranhão (6,71%), Distrito Federal (6,27%) e Pernambuco (6,22%). O cartão de crédito, foco da análise feita pela empresa, é a modalidade de pagamento mais utilizada no comércio eletrônico. No Brasil, segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, as operadoras de cartão de crédito estimam que os prejuízos causados por fraudes representem 4% do faturamento de uma loja virtual, dependendo do setor.

O trabalho de autenticação feito pela ClearSale procura evitar o uso indevido de dados de cartões por criminosos, decorrente de roubo das informações. Enquanto nas fraudes em lojas físicas o prejuízo fica com a operadora de cartão de crédito, no comércio eletrônico o risco da operação fica por conta do lojista. De acordo com Pedro Chiamulera, sócio-fundador da ClearSale, o alto volume de fraudes no Brasil se deve muito à criatividade do fraudador, que migrou do ambiente físico para o meio virtual. Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem !!!