quarta-feira, 15 de outubro de 2008

História do Distrito de Ubaúna-Ceará

O distrito de Ubaúna esta localizado ao sul do município de Coreaú na região noroeste do estado do Ceara, na microrregião de Sobral. Suas coordenadas geográficas são: latitude S: 3º33’ e longitude W: 40º 40’, sua distancia da capital Fortaleza e de 268 quilômetros e seu acesso se da pela BR – 222.
Segundo o dicionário topônimo do Ceara o nome Ubaúna significa “Ubá” canoa e “uma” preta nome indígena chamado “canoa preta” segundo o autor diz ter sido uma homenagem a um dos grandes caciques da região que por aqui viveu, adotado em 1965. Assim como todas as cidades da região Ubaúna esta inserida na depressão sertaneja possuindo clima semi-árido e todas suas características como: baixa pluviosidade (1.100mm), solos rasos e presença da caatinga como vegetação predominante.
A historia de Ubaúna e seus primeiros passos começam no final do século XIX, mas precisamente na época da Guerra do Paraguai; o que hoje são ruas, casas e alguns prédios, antes era apenas um pequeno vilarejo de casas distintas e distantes entre se que viviam da pecuária e agricultura e seu nome era chamada de Fazenda Trapiá nome dado por causa da presença de muitas árvores de mesmo nome, comum na região. A Fazenda Trapiá estava localizada no meio das demais casas e por sinal também fazendas e era composta por uma família muito conhecida: a família Carneiro, que ate hoje existem descendentes da mesma e que residem em Ubaúna.
O surgimento da vila que se transformou em Ubaúna esta ligado diretamente com a construção da capela religiosa, principal meio transformador do espaço que ali existira. E, essa construção ocorreu pelo fato de uma senhora da família Carneiro no qual o nome era Sra Rosa Carneiro do Espírito Santo ter feito uma promessa ao seu santo de devoção: São Francisco de Assis; o motivo da promessa era se seus filhos adultos que possuía não fossem chamados para servir o exercito brasileiro na guerra contra o Paraguai ela em ação de graças construiria uma capela religiosa em homenagem e forma de agradecimento ao santo. Por final tudo aconteceu como ela queria e sua promessa foi cumprida. A partir daí, ou seja, da construção da capela que atualmente e a Igreja Matriz de Ubaúna, o povoado composto por casas simples e rústicas passou a se organizar e crescer em volta da igreja, criando assim uma forma de organização baseada na dedicação a igreja e as atividades econômicas que prevaleciam na época como a agricultura e a pecuária no qual sustentados pelo trabalho braçal eram extraídos os produtos e negociados entre-se ou em comunidades locais.
Ubaúna, como outras cidades possui alguns documentos que servem como fontes históricas e que podem contar sua historia como caso dos primeiros registros civis encontrados no Cartório de Registro Civil Néri Vasconcelos, onde temos registros de casamentos e nascimentos que datam de 1907 o matrimonial e 1936 o de nascimento. Outra característica marcante daquela Ubaúna de antigamente era o cultivo de valores morais ou o respeito para com o mais velhos e aos nomes das grandes famílias locais, sendo os mais velhos a tomar decisões importantes dentro da comunidade. O respeito e o valor existentes as grandes famílias de hoje, reflete o valor e o respeito ao homem como cidadão a ser respeitado para um convívio social, indaga a historiadora Maria de Fátima Carneiro residente em Ubaúna.
No campo dos monumentos ou arquiteturas históricas podemos encontrar em Ubaúna antigos casarões, a igreja e a forma de organização espacial e social da cidade. Suas transformações culturais e sociais resgatam o valor do homem sertanejo, extraído da pratica direta do trabalho camponês. A luta pela terra e o direito de plantar fez com que Ubaúna vivesse um fato lamentável de luta contra o explorador na década de 80 quando um agricultor foi morto a tiros pelo um feitor encomendado pelo um grande senhor de terras, sendo assim palco de acontecimento e histórico e que viesse a representar uma foram de protesto e indignação dos moradores de Ubaúna.
Mas o que mais possa representar o povo de Ubaúna além do que já foi relatado é a religiosidade, pois a mesma é a principal manifestação cultural existente em Ubaúna desde seus primórdios; destacando-se a Semana Santa e a Festa do Padroeiro São Francisco.
O domínio político de Ubaúna desde vila até os dias de hoje pertence ao município de Coreaú, mas que já no decorrer dos tempos também chegou a fazer parte do município de massapé, a relação entre Ubaúna e Coreaú é bastante criticada por muitos e apoiada por outros, o motivo pelo qual faz ser presente o “voto de cabresto” é a relação de poder entre o opressor e o oprimido dos líderes políticos de Ubaúna.
As transformações espaciais de Ubaúna foram e são bastante reconhecidas, pois o distrito cresceu, expandiu-se e sem dúvida nenhuma se transformou numa cidade, mesmo não sendo considerada para alguns órgãos públicos de poderes civis. E com o crescimento, as transformações e mudanças no espaço que foram e precisam ser feitas posso dizer que a construção do açude que abastece a população ocorrida na década de 60 foi o principal fator de crescimento de Ubaúna, motivo que fez as pessoas saírem da zona rural e mudar-se para a cidade o tal êxodo rural provocou uma concentração populacional e o surgimento da necessidade de serviços que conhecemos como essenciais para a sociedade como Escola, Energia Elétrica e um Posto de Saúde que foram implantadas respectivamente nas décadas de 70 e 80 conforme sua carência e por fim o abastecimento de água na década de 90.
Ubaúna tem hoje um porte de pequena cidade, mas devido sua condição política apresenta uma enorme deficiência de serviços básicos, motivo esse que na opinião de muitos é o principal responsável pelo seu retardamento de crescimento e desenvolvimento. Segundo o IBGE (2000) Ubaúna detinha uma população de 5.100 habitantes do município de Coreaú, que representam cerca de 25% da população total. Assim como foram comentadas anteriormente a principal atividade econômica é a agricultura; que segundo o Vice-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coreaú, Francisco Benicio da Silva residente em Ubaúna o número de agricultores está por volta de 1.200. Outra um pouco expressiva é a classe dos aposentados e por último os funcionários públicos responsáveis pela movimentação do comércio local.
Para falar dos serviços oferecidos em Ubaúna foram feitos censos em que mostram tais números. São 4 escolas na zona urbana: 2 escolas de educação infantil ou creches, 1 escola de ensino fundamental com 831 alunos matriculados e outra de ensino médio com cerca de 300 alunos matriculados e 4 escolas na zona rural totalizando 1.637 alunos. Existem também na zona urbana um hospital com PSF (Programa Saúde da Família), um posto de saúde, uma cadeia pública, serviço de telefone e um comercio mais ou menos variado que atende as necessidades e costumes dos moradores. Sendo que a existência desses órgãos não suporta as necessidades reais existentes.
A organização do espaço urbano e a forma como ele se encontra mostra que Ubaúna ainda detem grande parte de sua organização espacial de antigamente, onde prevalece uma rua central onde estão quase todos os pontos comerciais: mercantis, açougues, lojas de roupas e moveis, etc., e que por tal motivo em Ubaúna recebe o nome de Av. do Comercio e na praça da matriz estão as casas das tradicionais famílias mesmo residindo ou não. Como todas as cidades do sertão nordestino e até mesmo de paises subdesenvolvidos ou em desenvolvimento o que prevalece nas periferias são as famílias mais pobres que nem sempre se quer possui uma boa moradia digna como as “casas de taipa” ou “pau-a-pique” e outras com poucos cômodos. Com a concentração e a construção de novas residências tem-se visto em Ubauna o aparecimento de novas ruas que por se localizarem distantes do centro ou da praça da matriz formam-se vilas ou até mesmo bairros como a Rua dos Motas ou a Rua do Mufumbo formadas nos últimos dez anos. E importante ressaltar que as agentes de saúde que trabalham em Ubauna esclareceram que nessas áreas concentram-se grande parte dos moradores de Ubaúna e é composta principalmente por gente pobre de baixa renda que só vão as ruas centrais pra comprar alimentos ou buscarem um serviços inexistentes nas proximidades de suas casas.
Um grande problema futuro que Ubaúna enfrentará é de organização espacial quando se diz respeito a falta de nomenclatura das ruas e logradouros originando uma desorganização do mesmo e a necessidade de um projeto de planejamento ambiental urbano para controlar e orientar o crescimento urbano. Outro fator extremamente sério a ser levado em questão é o de “sócio-ambiental” onde podemos encontrar: o esgoto a céu aberto e o lançamento do mesmo sobre o reservatório de água que abastece a cidade, acumulo de lixo nas ruas centrais e lixões na periferia, principais causadores de problemas de saúde pública tipo diarréia, desidratação, doenças na pele e o mais grave que e a “hanseníase” uma doença considerada crônica com vários efeitos sobre o organismo causada por uma bactéria encontrada somente em lugares onde existe muita sujeira e pode causar até a morte. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) a proporção normal para tal doença é de 1 caso pra cada 1.000 habitantes, diferente do que ocorre em Ubaúna que segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Coreaú tem dados que no período de 1993 quando surgiram os primeiros casos ate 2005 foram registrados mais ou menos 200 casos de hanseníase; alguns desses casos chegaram a causar morte e outros deixaram a seqüelas que não tiveram cura visto que o tratamento tem duração mais ou menos de 6 a 12 meses.
Falando da população ubaunense e baseando nos comentários da Socióloga e Professora Claudia Roziane da Silva, a mesma residente em Ubaúna diz que as pessoas em Ubaúna não vivem em boas condições sociais e ambientais, pois o que se percebe é que os direitos mínimos de sobrevivência para qualquer ser humano vem sendo negado por partes de seus governantes se compararmos ao processo de desenvolvimento social em que estamos vivendo, especialmente o econômico. Uma boa parte da população do meio rural não tem nenhum apoio financeiro por parte dos seus órgãos governamentais e também se quer conhecem seus direitos por que de alguma forma estão excluídos do acesso a informação. Uma outra necessidade que não deve ser esquecida e bastante visível e a necessidade de direitos civis e os sociais que são a alimentação, a saúde, a educação, o trabalho de qualidade e acima de tudo um salário digno além de tudo os direitos políticos sem a repressão e livre expressão de pensamento, a informação e por fim a exercer a cidadania.
Falar em resolução de problemas sociais não só em Ubaúna é muito sério. Pois existem vários fatores complexos que vem favorecendo as desigualdades sociais entre as pessoas. Porém acredita-se que com a democratização do conhecimento através da informação e conscientização política para todas as classes sociais, poderemos começar a trilhar mudanças para que no futuro próximo possamos construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos através de uma educação de qualidade poderemos transformar o nosso meio social.
O papel que Coreaú representa em Ubaúna é somente o de domínio político, por que as relações comerciais e pessoais de seus moradores que temos é totalmente com Sobral principal cidade da zona noroeste do Estado do Ceará. Basta ver no número de moradores que se deslocam diariamente para a mesma; chegando superior aos que vão a sede do município. Essas pessoas vão em busca de serviços inexistentes em Ubaúna como bancos, lojas, serviços de saúde, educação, e algumas até trabalham. Elas levam em consideração o acesso e a distancia a Sobral ter mais vantagens do que o de Coreaú, pois Ubaúna e Sobral ficam as margens da BR-222 e que a distancia entre Ubaúna e Coreaú e de 48 km, enquanto a de Ubaúna – Sobral não chega aos 45km

8 comentários:

  1. muito bom esse blog sobre Ubauna eu amo essa cidade e sei que Deus tem muito propositos para ela muito progresso.....

    ResponderExcluir
  2. gostei muito de ver a história da minha inesquecível Ubaúna pois sempre tive um carinho especial por esse lugar maravilhoso onde cresci e aprendi muitas coisas, hoje sou residente em outro lugar, mas nunca esqueço meu povo de Ubaúna, familiares e amigos que por aí eu conquistei.

    ResponderExcluir
  3. amei conhecer a historia de minha terra querida,pois morei tanto tempo ai e nunca me interessei em saber um pouco mais sobre ubauna,foi preciso estar longe e sentir saudades para me interessar.........saudades de minha terra querida

    ResponderExcluir
  4. Oie irmão gleison aqui e a Eliane de Brasilia dei uma visitinha no seu blog e axei um maximo as fotos da igreja do asude casa do meu pai matei um pouco da saudade em fim tudo muito bonito parabens pelo portal muito bom...
    fica com Deus e manda um abraço para todos ai e em especial pro irmão glauber, irmã Francisca e irmã Fatima....


    ass= irmã Eliane ximenes

    ResponderExcluir
  5. Fique muito contente ao ler a história de Ubauna, sempre tive a curiosidade de saber o significado do nome , Ubauna. Fiqei sabendo de tudo que tinha curiosidae, como sou da terrinha isso me deixa muito feliz em saber que está a disposição de qualquer uma que se intetessar. Parabens Garoto!!.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por um blog tão rico!!!Fiquei bastante feliz por saber que existe uma história fascinante sobre a minha terrinha e que agora sim, tenho uma bagagem maior de informações, que podem me ajudar a falar melhor da terra em que nasci, para todos e principalmente para os meus filhos!Amei todas as fotos e desejo que o progresso chegue o mais rápido possível para que todos possam viver uma Ubaúna mais feliz.UM ABRAÇO:JAIR(FILHOS DE SOCORRO E DEDÉ).

    ResponderExcluir
  7. Você tem a população em dados mais recentes?

    ResponderExcluir
  8. Oi gleyson,muito bom conhecer nossas raizes,e vc proporciona de maneira agradabilissima aos ubaunenses,a chance de conhecer sua historia,sou coreauense mas como musico de nossa gloriosa banda,vivi em ubauna muitos momentos q tambem fazm parte de minha historia,tenho um carinho todo espscial pelo povo e o municipio de ubauna.
    Que São Francisco continue abençoando-os
    Manchão

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem !!!